O Atlas do Desenvolvimento Humano, divulgado ontem, mostrou um salto na qualidade de vida de Niterói. A cidade passou a ser a terceira melhor do país, com IDH de 0,886, equivalente ao da Grécia, que ocupa a 24 posição entre os 173 países acompanhados pelas Nações Unidas. Em 1991, a cidade figurava na 15 posição. A renda e a educação foram as responsáveis pela melhoria nas condições de vida da cidade. Na comparação dentro do estado, Niterói ganha inclusive da capital Rio de Janeiro, que fica na segunda posição no estado e na 61 lugar no Brasil:
— A cidade tem atraído muitos executivos, em busca de mais segurança e qualidade de vida. O transporte marítimo mais rápido com os catamarãs e a Ponte Rio-Niterói facilitam o acesso dos que trabalham no Rio e preferem morar em Niterói — afirmou o prefeito da cidade, Godofredo Pinto (PT).
O prefeito ressalta, também, o renascimento da indústria naval no município que vem trazendo empregos e, consequentemente, mais renda para a cidade.
— Há também o grande número de universidades que atrai estudantes do Rio e as opções culturais, principalmente museus. A população de Niterói deve se sentir orgulhosa com o reconhecimento da nossa qualidade de vida — disse.