Quem passar pela região de São Francisco, que fica na Zona Sul de Niterói, com certeza vai notar um enorme painel repleto de cores e formas geométricas, exposto na clínica Oncomed. No início de outubro, a cidade ganhou um painel do artista Eduardo Kobra, um dos muralistas mais respeitados do mundo, e o prefeito de Niterói, Axel Grael, foi ao local na sexta (21) para prestigiar a obra de arte e fazer uma visita à clínica que presta serviços aos pacientes do SUS.
“É um orgulho para a cidade ter empreendedores com esse tipo de visão e propostas, que contribuem para Niterói. Parabéns pela coragem de fazer um investimento desse porte. Niterói merece e vocês merecem esse reconhecimento também”, disse o prefeito de Niterói, Axel Grael.
Para o secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini, o painel é uma forma de unir saúde e cultura.
“Assim como estamos fortalecendo em nossa cidade a relação da Saúde com a Cultura municipais, ver iniciativas como essa em que o setor privado se movimenta também nesse sentido é um exemplo da cidade que a gente quer construir”, afirmou.
O painel representa a luta de pacientes contra o câncer e é o primeiro trabalho do Kobra em Niterói. O artista tem painéis espalhados pelo mundo em países como: Estados Unidos, Holanda, Portugal e Espanha, além dos muros no centro do Rio que fazem sucesso até hoje.
Atendimento ao SUS – Apesar de ser uma obrigatoriedade do Governo Estadual, em março, o Município ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino (HMOGC). No mês seguinte, com o convênio com a Oncomed, a Secretaria de Saúde iniciou o encaminhamento das pacientes assistidas no HMOGC para tratamento com radioterapia ou quimioterapia. Até o momento 70 pacientes foram encaminhadas.
“É uma benção muito grande ter conseguido fazer meu tratamento pelo SUS aqui”, conta Joadiva Souza, a Dona Diva, de 69 anos, uma das pacientes do local.
A assinatura do convênio com a Oncomed faz parte do Programa Niterói Mulher, lançado em outubro de 2021, estratégia de controle e acompanhamento do câncer de mama e colo de útero. O objetivo é diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento em menos de 60 dias, diminuindo, assim, os riscos de complicações e mortalidade.
Reprodução: Prefeitura de Niterói
Por: Letícia Veloso