O projeto Centro 450 vai investir em inovação e revitalização da cidade
No ano de 2023, Niterói comemora seus 450 anos e celebra de forma benéfica para os moradores da cidade com a revitalização do centro e de outras áreas da região. O projeto é um planejamento da Prefeitura, que promete transformar o centro em um grande canteiro de obras, visando melhorar as diversas ruas do bairro em torno de Niterói. O projeto Centro 450, lançado em 2022, vem para inovar e transformar o município, valorizando o patrimônio cultural e respeitando o meio ambiente. O orçamento é previsto em R$2 bilhões até o final de 2024.
Serão 10 quilômetros de vias reurbanizadas. As obras estão previstas para ocorrer na Av. Amaral Peixoto, na Rua da Conceição, na transformação da Concha Acústica em um polo esportivo e melhorias na Praça Arariboia. Além disso, o Mercado São Pedro também terá reestruturação, seguindo por toda a Avenida Visconde do Rio Branco até o Forte do Gragoatá. Os espaços contarão com iluminação de LED e um vasto paisagismo assinado pelo escritório Burle Marx. Novas ciclovias e sinalização serão incluídas. As intervenções vão gerar 2.400 empregos diretos e 3.600 indiretos.
Todo o objetivo é trazer ainda mais a melhoria do trânsito, além de fazer com que o morador tenha um acesso mais digno e uma melhor infraestrutura da cidade.
Esboço da revitalização das ruas Marquês Norte e Jansen de Melo
O Caminho Niemeyer que é um ponto turístico bastante frequentado, espaço de diversos eventos e shows na cidade, entrará em obra. O anúncio foi feito na última semana de janeiro e foi realizada uma Parceria Público-Privada para realizar a obra que irá integrar o espaço com o centro. Todo o processo envolve a renovação de uma área abandonada, de 65 mil metros quadrados onde funcionava um supermercado e que atualmente é utilizado para estacionamento de carros e vans próximo ao terminal. No projeto consta a extensão das ruas Marquês de Caxias, Saldanha Marinho e Doutor Fróes da Cruz até o Caminho Niemeyer. O antigo mercado será ocupado por oito quarteirões que, futuramente, receberão empreendimentos imobiliários residenciais com estabelecimentos comerciais nos térreos.
Uma Pista de Atletismo no Campus do Gragoatá será construída pela Prefeitura em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a pista fará parte do Instituto de Educação Física e além de beneficiar a comunidade acadêmica, será um incentivo para a população niteroiense. Todo o investimento na cidade chega com o propósito de trazer mais investimentos e turistas para a região, fazendo a economia girar e mantendo os niteroienses por perto.
Por: Letícia Veloso