

O local de lazer que marcou a história de muitos moradores de Niterói em breve voltará com novas memórias
O cinema é um meio de levar cultura e lazer para a população. Quem nunca ficou encantado com um filme ou esperou meses para ver uma grande estreia? Através dos filmes, as pessoas se conectam e se desligam por um momento das preocupações e dos problemas do cotidiano. Em Niterói, existem cinco locais espalhados pela região. O Cinemark no Plaza Shopping, o Bay Market, e Cinema Reserva Cultural, ambos no Centro, Cine Arte UFF, em Icaraí, e Planet Cinemas, em Itaipu. Futuramente, o município contará com mais um espaço, conhecido por muitos moradores da cidade como o antigo Cinema Icaraí. Após anos desativado, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), órgão de preservação de patrimônio, aprovou por unanimidade a restauração e reforma do lugar.
Localizado em frente a praia de Icaraí, o prédio que foi tombado pelo patrimônio em 2006, cedido para UFF por 40 anos pela Prefeitura, desta vez terá três salas compostas por equipamentos de última geração, uma com 150 lugares e duas com 65 cadeiras, além de um espaço para concertos, onde receberá a Orquestra Nacional da UFF. O ambiente vai dispor de uma cobertura com um espaço gourmet, que possuirá quatro restaurantes. Conforme o projeto, o espaço terá um aumento de 1.267,00 m² de área construída e vista panorâmica para a Praia de Icaraí.
Muitos moradores da região ficaram contentes e nostálgicos com a volta do cinema niteroiense. A professora universitária Cecília Egito, relembra a época em que frequentava o local. “Frequentava muito, principalmente nos finais de semana. Tinha esse cinema e tinham outros dois na antiga Moreira César, mas dos três o mais legal era o Cinema Icaraí, que era em frente a praia, era mais elegante, com aquele cheiro de pipoca, carpete, já os outros eram bem mais simples.”, explica.
Marcado por gerações, o espaço em frente a praia foi centro de grandes memórias e encontros. “Eu lembro do meu pai contando histórias que furava a fila do cinema, ou quando tinha namorada e não tinha dinheiro para pagar a entrada, então ele marcava dentro do cinema, a gente morria de rir.”, conta a professora. A cidade conhecida por ser grande porém fácil para a criação de laços entre os moradores, foi uma das pontuações abordadas por Cecília. “A fila para entrar era um evento social, então quando tinha aquela fila em volta era legal, ficávamos fazendo a social por ali antes de entrar.”, detalha.
Com novos comércios aprovados para serem construídos dentro do local, como o espaço gourmet e a junção do audiovisual com a Orquestra Nacional da UFF, o Cinema Icaraí pretende deixar mais uma vez sua marca registrada na história de Niterói, além de trazer mais conforto e proximidade do público com o ambiente. “Eu acho que esse projeto é um patrimônio cultural de Niterói, vai trazer de volta todas essas memórias, vai enriquecer a cidade culturalmente, sem falar que é uma localização muito estratégica, é bem movimentado, em frente a praia, super exposto, e to muito feliz com a novidade da junção da Orquestra da UFF com o espaço.”, destaca Cecília.
O edital de licitação do projeto executivo de reconstrução do Cinema Icaraí ainda está sendo finalizado pelas autoridades do Município, e promete ser arquitetado com traços semelhantes do antigo lugar. Segundo a secretária municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, Mariana Zorzanelli, o espaço será uma mistura de nostalgia e modernização, com traços originais do prédio, e modernos ao mesmo tempo, buscando criar comodidade e diversas opções de lazer para os frequentadores.
Por: Letícia Veloso e Laura Guedes