A cidade de Niterói foi eleita uma das melhores cidades para se ter um negócio. De acordo com o Índice de Concorrência dos Municípios Brasileiros (IMC), a cidade ficou em 1° lugar entre 92 municípios de todo o estado do Rio de Janeiro, se estabilizou em 3° lugar entre 1.668 da Região Sudeste, e em 12° lugar no ranking geral. Este levantamento é feito pelo Ministério da Economia e busca avaliar a estrutura dos ambientes de negócios dos municípios brasileiros.
Na segunda-feira (9), saiu o resultado da pesquisa, através do site do Ministério da Economia. A pesquisa foi enviada para 119 municípios brasileiros, no total 43% da população brasileira. Niterói computou 562,8 pontos, ultrapassando a pontuação média nacional (473,9), e até mesmo capitais como Rio de Janeiro (466,2) e São Paulo (532,58). O objetivo principal da pesquisa é avaliar de forma ampla e direta o ambiente de negócio, para que após o resultado, sejam analisadas formas de contribuir na formulação de políticas públicas e direcionar os bons costumes na cidade.
“Niterói é a primeira do estado do Rio na pontuação geral e fica acima da média nacional em diversos segmentos. Isso para nós é uma vitória, ainda mais nesse ano em que comemoramos os 450 anos da fundação da cidade. É o resultado de todo esforço e planejamento, sobretudo na retomada pós-pandemia. A Prefeitura promoveu com a sociedade o Pacto de Retomada Econômica que reuniu empreendedores e representantes da sociedade civil que movimentam a economia sustentável, com o objetivo de impulsionar Niterói como uma cidade referência no desenvolvimento com responsabilidade ambiental”, declara o prefeito da cidade, Axel Grael.
A cidade de Niterói se destaca em diversos âmbitos como: Empreendendo no município; infraestrutura do município; construindo no município, qualidade da regulação urbanística; liberdade econômica; concorrência em serviços públicos; segurança jurídica e com o poder público e tributação.
A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, destaca que desde 2013 a Prefeitura de Niterói está aprimorando a gestão econômica da cidade com o objetivo de oferecer uma boa qualidade de vida para os moradores, mas também ser um município de referência para os negócios, com grande atratividade. “Além de organizar a gestão fiscal do município, investimos na desburocratização dos processos visando facilitar a abertura de novos negócios e atrair mais empregos para a cidade, bem como na transformação digital do município que permite maior agilidade, transparência e confiança na prestação dos serviços. Durante a pandemia, a Prefeitura ofereceu auxílios como o Empresa Cidadã e o Supera Mais para apoiar as empresas durante o isolamento e, em 2021, lançou a Moeda Social Arariboia, um programa de distribuição de renda que prevê o uso do dinheiro nos comércios de Niterói. São ações que fazem a diferença na vida dos moradores e na economia da cidade”, aponta Benedetti.
De acordo com a publicação, todas as perguntas que compõem os formulários utilizados foram estruturadas tendo por parâmetro instrumentos internacionais como o Easiness of Doing Business, do Banco Mundial, o Product Market Regulation, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento – OCDE, o Global Competitiveness Index, do Fórum Econômico Mundial, além de marcos regulatórios dispostos em leis federais e princípios gerais da livre concorrência.
Por: Letícia Veloso