A manutenção de uma alimentação saudável no dia a dia é condição indispensável para uma vida equilibrada e estável. Para aqueles que precisam constantemente monitorar os níveis de glicose no sangue por causa da diabetes, essa regra é ainda mais rígida.
Nesse sentido, é importante conhecer estratégias nutricionais que permitem incluir frutas e diversos alimentos na rotina, sem sofrer com alterações significativas na glicemia por causa do açúcar das frutas.
Tendo em vista que o índice glicêmico é um sistema de classificação fundamental para entender como certos alimentos afetam a glicemia sanguínea, elencamos alguns esclarecimentos sobre ele, além de dicas nutricionais para desacelerar a absorção dos alimentos no sangue e evitar picos de glicose. Confira!
Índice glicêmico é a velocidade que o açúcar presente em determinado alimento leva para atingir a corrente sanguínea. Essa velocidade pode ser diferente para cada tipo de alimento, dependendo da quantidade da substância presente nele, da presença de fibras e até mesmo da complexidade do carboidrato. Por esse motivo, é importante conhecer como ocorre a digestão de cada alimento e estar atento às estratégias nutricionais para evitar picos de glicose.
A presença de fibras no alimento interfere diretamente no índice glicêmico. Isso porque a substância tem a capacidade de retardar a digestão da glicose no corpo. Dessa maneira, o organismo vai dispor de maior tempo para digerir o componente, evitando armazená-lo em forma de gordura. Por esse motivo, é interessante inserir nas dietas produtos que contam com um bom nível de fibras. Comer saladas antes das refeições, por exemplo, ajuda muito na lenta absorção do carboidrato consumido posteriormente.
As gorduras, assim como as proteínas, têm um tempo de digestão mais lento que o carboidrato. Por isso, são consideradas como grandes aliadas na redução do índice glicêmico. Entretanto, é preciso buscar alimentos com boa gordura, tais como o óleo de coco, as castanhas e o azeite. A combinação desse grupo alimentar na dieta é uma ótima maneira de evitar a elevação da glicose no sangue sem abrir mão do consumo de determinados alimentos.
Outra dica importante para evitar a rápida absorção do açúcar pelo organismo é incluir grãos integrais e outros produtos ricos em fibra e nutrientes à dieta. Vale lembrar que quanto maior a partícula do carboidrato, mais lentamente o organismo conseguirá digeri-lo e absorvê-lo. Uma dieta equilibrada e de baixo índice glicêmico, portanto, inclui o consumo de alimentos integrais como a farinha de trigo integral e o arroz integral como substitutos da farinha branca. Além de contribuir para a lenta absorção do carboidrato pelo organismo, esses produtos têm a capacidade de melhorar os níveis de colesterol e de diminuir a sensação de fome.
Opte por ingerir a fruta in natura em vez de sucos. Isso porque, quando triturado, o produto apresenta perda de fibras e de vitaminas. Dessa forma, perde-se o benefício da desaceleração na digestão e, consequentemente, a queda do índice glicêmico do alimento. Isso não quer dizer, entretanto, que você precisa abolir os sucos da sua dieta. Nesses casos, é possível adicionar fibras à bebida para que o açúcar da fruta seja melhor absorvido. Uma colher de chia ou de farelo de aveia, por exemplo, pode ser o suficiente para recuperar as vantagens do consumo da fruta in natura.